Quando e como nasceu a marca Vatel…
Muito provavelmente, o nome pode ser atribuído a Fritz Karl Vatel, um famoso cozinheiro que serviu o príncipe “O Conde” nos tempos do Rei-Sol, Luís XIV.O príncipe era um cavalheiro do mais excêntrico e quando Luís XIV aceitou o convite para visitar a sua propriedade em Chantilly, o príncipe estava pronto para se arruinar financeiramente só para impressionar o Rei-Sol. Tudo o que este queria, entre vinho, mulheres e comida, deveria ser proporcionado e Luís XIV tinha prodigiosos apetites para tudo isto.
Sabe-se que Fritz Vatel se suicidou numa sexta-feira em que serviria um jantar para o rei, após os peixes encomendados para o banquete não terem chegado a tempo.
A enorme experiência acumulada ao longo dos anos foi decisiva na consolidação da marca, e não tardou que a Vatel se tornasse, como hoje, sinónimo de sal, estando por isso presente na casa de todos os portugueses.
SABOR COM HISTÓRIA...
A internacionalização do capital da Vatel – Companhia de Produtos Alimentares, S.A. dá-se em 1998, ano em que o grupo belga Solvay adquiriu a sua totalidade à Macedo & Coelho, Lda.
Surge uma nova etapa na evolução da Vatel, quando a Solvay juntamente com o grupo alemão K+S – Kali Und Salz, criam uma “Joint-Venture”, designada por esco – european salt company. Estava assim criado o maior produtor de sal na Europa.